Início / Notícias
© CEG/IGOT
A Associação Portuguesa de Geomorfólogos (APGEOM), em colaboração com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa), do qual o Centro de Estudos Geográficos (CEG) é uma subunidade integrada, organizou o X Congresso Nacional de Geomorfologia. O Professor José Luís Zêzere, Diretor do CEG – Unidade de Investigação do Laboratório Associado TERRA -, fez parte da Comissão Organizadora e da Comissão Científica do Congresso.
O X Congresso Nacional de Geomorfologia, subordinado ao tema “Dinâmicas geomorfológicas no espaço e no tempo”, teve lugar em Lisboa, entre 12 e 15 de setembro. Os primeiros dois dias foram dedicados a conferências e a comunicações e os dias 14 e 15 de setembro foram dedicados a visitas de estudo na Região a Norte de Lisboa e Península de Setúbal.
A 10.ª edição do Congresso Nacional de Geomorfologia contou com 43 comunicações, organizadas em 5 eixos temáticos: processos geomorfológicos; evolução de paisagens de longo termo; perigos e riscos geomorfológicos; património geomorfológico e investigação realizada por jovens geomorfólogos.
O congresso contou ainda com duas conferências apresentadas por Paola Reichenbach (Methods and techniques for landslide susceptibility evaluation) e por David Bridgland (The role of geomorphology in the Quaternary).
Durante o congresso decorreu a cerimónia de atribuição do Prémio António de Brum Ferreira para a investigação em Geomorfologia, tendo o 1.º prémio sido atribuído a Marcelo Fernandes, investigador do CEG e membro do TERRA, e colaboradora do CEG, Teresa Vaz, recebeu uma Menção Honrosa. Mais informação sobre a 1.ª edição do Prémio António de Brum Ferreira aqui.
Fonte: ceg.igot.ulisboa.pt
Partilhe esta notícia:
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020
Copyright Labterra 2024 © By Ação360
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020