Notícias

Início / Notícias

“Quem se antecipar vai liderar”: Helena Freitas (CFE/TERRA) destaca papel dos jovens agricultores na transição agroecológica

Helena Freitas (CFE/TERRA) foi convidada do episódio final do podcast Agricultar, onde se debateu o papel estratégico dos Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais na transição agroecológica.

O último episódio do ciclo especial Agroglobal do podcast Agricultar destaca o papel estratégico dos Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais na transição agroecológica. Com o título “Os jovens agricultores são estratégicos na transição agroecológica”, o episódio aprofunda os desafios e oportunidades que enfrentam na construção de um modelo agrícola mais sustentável, resiliente e enraizado no território.

A conversa juntou Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, e Helena Freitas, coordenadora do Centro de Ecologia Funcional (CFE) e membro do Laboratório Associado TERRA, num diálogo sobre inovação, capacitação e futuro rural. Circularidade, redes de colaboração, soluções energéticas e competências digitais são apontadas como pilares fundamentais para esta transformação.

“O modelo produtivista que temos tido chegou ao fim, no seu limite ecológico e económico. Não podemos continuar a produzir da mesma maneira”, alertou Helena Freitas. Segundo a coordenadora do CFE e membro do TERRA, o sistema alimentar é hoje dominado pela indústria e está em causa “toda a reconfiguração do sistema alimentar”.

Para Helena Freitas, “os jovens agricultores estão numa posição estratégica para serem a âncora deste processo da alteração de paradigma” porque “são aqueles que percebem melhor o ecossistema” e estão “melhor preparados e abertos à inovação, ao conhecimento científico,…”. “Quem se antecipar vai liderar esta transição”, sublinha.

O episódio está disponível nas principais plataformas de podcast (Spotify aqui) e no site da Revista Vida Rural vidarural.pt/podcast-agricultar.

Este episódio reforça o compromisso do TERRA com a valorização da ciência aplicada, a sustentabilidade dos sistemas agrícolas e o apoio às novas gerações que cuidam do solo, da água e da paisagem.

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: