Notícias

Início / Notícias

Mangais arroz Guiné-Bissau

© Malmon-DeSIRA

Projeto conduzido por investigadora do TERRA procura melhorar de forma sustentável a produção de arroz, os ecossistemas e os modos de vida na Guiné-Bissau

A investigadora do grupo ForProtect do Centro de Estudos Florestais (CEF) e do Laboratório Associado TERRA (TERRA), Doutora Marina Padrão Temudo, tem em curso o projeto “Malmon-DeSIRA | Mangais, arroz de mangal e populações: melhorar de forma sustentável a produção de arroz, os ecossistemas e os modos de vida”.

Este projeto financiado pela União Europeia procura aumentar a produtividade e estabilizar a produção interanual de arroz de mangal na Guiné-Bissau, bem como contribuir para uma melhor compreensão dos fatores e da dinâmica complexa das alterações do ecossistema dos mangais.

Num vídeo recentemente divulgado no canal oficial de YouTube do projeto, agricultores da região partilham diferentes perspetivas para a Bolanha Salgada num mundo em mudanças. Os agricultores destacam a importância da agricultura para o desenvolvimento, sem esquecer o impacto das alterações climáticas e das políticas económicas.

O sistema de agricultura-pesca-pecuária é exclusivo da África Ocidental e depende da capacidade de mobilizar conhecimentos especializados (construção e manutenção de diques e barragens, gestão da água, controle da fertilidade e toxicidade do solo e seleção de variedades) e trabalho maciço em determinados períodos do ciclo de produção de arroz.

Neste vídeo realizado pelos investigadores Merlin Leunda Martiarena e Marina Padrão Temudo (investigadora principal do projeto), procurou-se mostrar o que está a acontecer na Guiné-Bissau, dando voz a homens e mulheres de várias idades e regiões.

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: