Notícias

Início / Notícias

Projeto "Circuitos Globais de Venda de Roupa em Segunda Mão. Sustentabilidade, Greenwashing e Economia Circular (GreenCCircuit)" recebe aprovação para financiamento

No âmbito da I Convocatória para Projetos e Iniciativas de Cooperação Triangular entre a Ibero-américa e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, foi aprovado para financiamento o projeto Circuitos globais de venda de roupa em segunda mão. Sustentabilidade, greenwashing e economia circular (GreenCCircuit).

Esta convocatória foi financiada pelo Governo de Portugal, através do Fundo de Cooperação Triangular Portugal-América Latina-África, que foi formalizada, entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB). Este financiamento visou apoiar projetos e iniciativas de Cooperação Triangular focados no desenvolvimento de capacidades estratégicas e na troca de experiências, nas áreas da educação, saúde, igualdade de género, alterações climáticas, segurança alimentar, cultura, coesão social, transformação digital e educação para o desenvolvimento. Foram recebidas 370 propostas, tendo havido 6 projetos vencedores, com um valor total de financiamento de 722 000 Euros.

Coordenado pelo Professor e investigador TERRA Pedro Guimarães, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, o projeto reúne investigadores do centro de Estudos Geográficos (CEG/IGOT-UL), da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e da Universidad Nacional Autónoma de México (México). Este projeto propõe-se contribuir para a educação para o desenvolvimento no contexto da economia circular no setor do têxtil e do vestuário no espaço Ibero-Americano, nomeadamente em Moçambique e no México.

A cerimónia de apresentação dos projetos vencedores e a assinatura dos memorandos entre as entidades vencedoras e o Instituto Camões e a SEGIB, decorreu no Ministério dos Negócios Estrangeiros, no passado dia 16 de julho, com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: