Notícias

Início / Notícias

©Nuno Fox

Professor e Investigador do TERRA Ricardo Boavida Ferreira fala sobre a criação de novos alimentos a partir de proteínas bioativas no podcast “O futuro do futuro”

Ricardo Boavida Ferreira, Investigador do Laboratório Associado TERRA e do LEAF – Linking Landscape, Environment, Agriculture And Food, e professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, foi convidado do “O futuro do futuro” (Grupo Impresa), um podcast semanal sobre “as grandes inovações destes e dos próximos tempos”.

No episódio “O futuro do futuro” de 26 de março, o Investigador do Laboratório Associado TERRA começou por falar da moda iniciada pela elite britânica, no tempo da Rainha Vitória, “de tudo branqueado”, tendo o mundo começado a investir em processos industriais para produzir “as farinhas brancas, o arroz branco e as massas brancas”, que acabaram por retirar componentes importantes para a digestão.

O Professor e Investigador Ricardo Boavida Ferreira referiu ainda dietas alimentares, deu a conhecer alimentos que ajudam a tratar infeções e abordou o método desenvolvido entre ISA e Nprotein que torna possível a extração de proteínas a partir de vegetais.

Apesar de acreditar que tem em mãos um método que pode ajudar a suprir a escassez de proteínas face ao aumento da população mundial, Ricardo Boavida Ferreira não tem dúvidas de que a produtividade da agricultura vai ressentir-se se se acabar com o uso de pesticidas: “É impossível porque haveria fome, se calhar, para alguns milhões de pessoas. O que podemos fazer – e esse tem sido também algum do meu esforço, assim como é de milhares de colegas no mundo inteiro – é tentar desenvolver fungicidas ou pesticidas que sejam o menos tóxicos possível para os humanos e para o ambiente. E isso é possível.”

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: