Início / Notícias
© Alegría Marineros
Decorreu no passado dia 26 de janeiro a apresentação pública da Expedição COASTANTAR 2024, pelo Professor e Investigador Gonçalo Vieira, Coordenador da Expedição COASTANTAR e Membro Integrado do Laboratório Associado TERRA, esta que é a 1ª Expedição científica portuguesa de veleiro na Península Antártica.
A Expedição COASTANTAR 2024 assenta num modelo logístico de baixo-custo e de reduzido impacto ambiental, uma abordagem inovadora e eficiente para um Programa Polar. Durante duas semanas, o El Doblón, veleiro de 24 metros alugado para a missão, será o novo laboratório de uma equipa interdisciplinar de 10 cientistas das universidades de Lisboa, Algarve e Coimbra, e convidados das universidades Autónoma de Madrid e Pontifícia do Chile.
A Expedição arrancará já no mês de fevereiro, com o objetivo de fazer observações e recolha de amostras para estudo dos efeitos das alterações climáticas nas zonas costeiras desta península no hemisfério Sul. A preparação foi longa; as primeiras ideias para que Portugal organizasse missões científicas na Antártida apoiadas por um veleiro, começaram no Ano Polar Internacional 2007-08.
“Hoje, no final de janeiro de 2024, temos uma equipa interdisciplinar e internacional que reúne investigadores das áreas das ciências naturais e sociais, num projeto único e que trará novos resultados para a ciência. Esperamos mostrar também como é possível, com uma pegada ecológica reduzida, fazer ciência de grande relevância e dar a conhecer a outros cientistas, e a todos aqueles que se interessem por nos acompanhar, a fantástica riqueza que a Antártida transmite.”, escreveu Gonçalo Vieira, Coordenador desta Expedição e Investigador do Centro de Estudos Geográficos (CEG) e Professor na Universidade de Lisboa, no website oficial da Expedição.
A Antártida é uma das regiões mais sensíveis do Planeta face às alterações climáticas e onde a investigação científica interdisciplinar é mais urgente. O Programa Polar Português (PROPOLAR/FCT), juntou-se ao Colégio de Ciências Polares e de Ambientes Extremos da Universidade de Lisboa (POLAR2E/ULISBOA), para organizar a Expedição COASTANTAR 2024.
A Expedição COASTANTAR 2024 é co-financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Universidade de Lisboa e conta com a colaboração logística do Comité Polar Espanhol e do Instituto Antártico Chileno.
O diário de bordo da Expedição COASTANTAR 2024 pode ser acompanhado aqui. O regresso a Portugal está previsto para 29 de fevereiro.
Mais informação sobre a Expedição COASTANTAR 2024 aqui.
Partilhe esta notícia:
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020
Copyright Labterra 2024 © By Ação360
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020