Notícias

Início / Notícias

Presidente do Conselho de Coordenadores do TERRA na 5.ª Conferência Green Savers

© Green Savers

Presidente do Conselho de Coordenadores do TERRA na 5.ª Conferência Green Savers

Professora Teresa Ferreira contribuiu para a discussão sobre a Sustentabilidade numa perspetiva de 360 graus

A 5.ª edição da conferência Green Savers, intitulada “Sustentabilidade: uma visão 360°”, realizou-se no dia 22 de outubro, tendo-se revelado uma plataforma única para profissionais de diversas indústrias aprenderem, trocarem ideias e colaborarem para um futuro mais equilibrado e resiliente.

Foram debatidos temas como a incorporação de critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) nas operações empresariais, inovação sustentável, e as oportunidades geradas pela economia circular.

Na sessão de abertura, o Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Filipe Duarte Santos, fez uma retrospetiva histórica sobre a evolução dos desafios ambientais e a forma como a ciência, a tecnologia e a sociedade têm procurado responder às consequências geradas pelas alterações climáticas.

A Professora Teresa Ferreira, Presidente do Conselho de Coordenadores do Laboratório Associado TERRA, participou no último painel do dia – Mesa Debate “Proteger o PLANETA: Para todos e com todos” – , juntamente com Ana Müller, Project and Policy Officer da Associação Zero, e José Carlos Ferreira, Investigador do MARE – Centro de Ciência do Mar e do Ambiente, com a moderação do jornalista da Green Savers, Filipe Rações.

© Green Savers

A Presidente do Conselho de Coordenadores do TERRA abordou o hiato entre os objetivos e timings que as empresas colocam no papel e o que efetivamente se passa no terreno. “Incomoda que um ciclo de recuperação de um aquífero não seja feito no tempo em que as políticas querem, andamos a transformar os ecossistemas há dois mil anos, é quase ridículo pensarmos em fasquias de 10 ou 20 anos para recuperação”, realçou. Para a Professora Teresa Ferreira, um dos grandes objetivos é minorar lesões ambientais para as gerações futuras, “temos de conjugar as atividades humanas com os ciclos naturais dos ecossistemas”.

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: