Home / Aconteceu no TERRA
A Presidente do Conselho de Coordenadores do TERRA foi convidada da 5.ª Conferência Green Savers. A Professora Teresa Ferreira participou na Mesa Debate “Proteger o PLANETA: Para todos e com todos”, contribuindo para a discussão sobre a Sustentabilidade numa
perspetiva de 360º.
Na semana em que se assinalou o Dia Mundial da Alimentação, o TERRA associou-se à 16.ª Reunião Anual PortFIR, com a participação do seu Diretor Executivo, Doutor Paulo Branco, na mesa-redonda “Como produzir conhecimento sobre sustentabilidade e regeneração de forma colaborativa?”
O TERRA apresentou a segunda sessão do Ciclo de Debates da TERRA Grande “Transvases e fornecimentos solidários”. O Engenheiro Agrónomo, Jorge Froes, o Presidente da EDIA, José Pedro Salema, e o Professor da UTAD, Rui Cortes, partilharam perspetivas sobre a redistribuição de recursos hídricos entre diferentes regiões agrícolas e os desafios de garantir o fornecimento sustentável, com a moderação do Professor Gonçalo Caleia Rodrigues, investigador do TERRA e docente do ISA.
No âmbito da UN Biodiversity Conference 2024 (COP 16), a Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, CFE e TERRA, em conjunto com a Women4Biodiversity, organizaram a sessão paralela “Women, Citizen Science, and the Futures of Biodiversity Conservation”, que contou com a participação dos membros do CFE/TERRA António Gouveia e Filipa Bessa.
O TERRA acolheu, no ISA, dois seminários realizados no âmbito de projetos europeus dos quais o CFE é parceiro: Europe-LAND e Agroecology is GOOD. O Seminário do Projeto Europe-LAND contou com a presença de profissionais da área da sustentabilidade, associações de agricultores e estudantes universitários, para debater os desafios dos usos do solo. A equipa do Projeto Agroecology is GOOD reuniu jovens, especialistas e líderes para discutir o futuro dos sistemas alimentares sustentáveis.
Segundo o World’s Top 2% Scientists Ranking, 13 membros do TERRA integram as listas dos cientistas com maior impacto a nível mundial, inserindo-se, assim, nos 2% mais influentes nas suas áreas científicas.
Durante o mês de outubro, os conteúdos do TERRA dividiram-se em dois grandes focos: a prevenção de catástrofes e a alimentação saudável e sustentável. No tema das catástrofes foi explorada a importância de uma cultura de prevenção, sensibilizando para os riscos e para a necessidade de adotar práticas que reduzam a vulnerabilidade perante eventos extremos. O tema da alimentação sustentável destacou a relação entre escolhas alimentares e a saúde, promovendo práticas que beneficiam tanto o bem-estar humano como ambiental.
No mês de outubro, o TERRA assinalou várias datas importantes: Dia Nacional da Água (1 outubro), para incentivar a reflexão sobre a importância deste recurso vital para a vida, nas suas diferentes dimensões; Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes (13 outubro), com o objetivo de promover a consciencialização e o debate em torno dos desastres naturais; e Dia Mundial da Alimentação (16 outubro), sublinhando a necessidade de garantir uma alimentação sustentável e acessível para todos.
No novo vídeo Missão: TERRA, o Professor João Neves Silva (CEF/TERRA) leva-nos ao Parque Nacional da Gorongosa (Moçambique), onde esteve a lecionar o módulo de Estatística no Mestrado de Biologia da Conservação.
Teve início formalmente o Projeto B-FIREPREP para combate a incêndios rurais, que conta com a colaboração dos investigadores do CEF Akli Benali, Bruno Aparício e José Miguel Cardoso Pereira.
O prémio “Melhor Artigo do Ano (2023)” da Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia foi concedido ao artigo “Geohazards in Portugal: a state of the art”, da autoria do Professor José Luís Zêzere, Diretor do CEG.
O ISAMB organizou, no dia 23 de outubro, o seminário “O Planeta Doente”, promovendo uma reflexão em torno da saúde planetária, medicina indígena e pluralidade de sistemas humanos.
LEAF apresentou oficialmente o projeto e a plataforma irrig.ISA, plataforma online de consulta pública que reúne informação existente sobre as necessidades hídricas das principais culturas em Portugal.
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020
Copyright Labterra 2024 © By Ação360
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020