Notícias

Início / Notícias

Seminário “O Planeta Doente”

ISAMB promove diálogo sobre a pluralidade dos sistemas humanos no conceito de Saúde Planetária

Tomando como ponto de partida o conceito de saúde planetária, o Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), Unidade de Investigação do Laboratório Associado TERRA, promoveu uma conversa e reflexão sobre as «epistemologias do planeta».

O Seminário “O Planeta Doente” teve lugar no dia 23 de outubro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e procurou explorar até que ponto o conceito de Saúde Planetária, que pretende ser uma abordagem transdisciplinar orientada para soluções que promovam um maior equilíbrio entre os sistemas humanos e os sistemas naturais, incorpora a pluralidade de sistemas humanos.

A partir do Brasil, da aldeia Coroa Vermelha, localizada no sul da Bahia, Ubiraci Pataxó falou sobre “Saúde planetária e medicina indígena a partir dos saberes do povo Pataxó”, partilhando a forma como a sustentabilidade faz parte, desde sempre, do modo de vida do seu povo, numa relação de continuidade entre humanos e natureza.

Seguiu-se a mesa-redonda “Saúde planetária: pluralidade de sistemas humanos”, que contou com os contributos de Paulo Borges (Faculdade de Letras, ULisboa), Susana Viegas (Instituto de Ciências Sociais, ULisboa) e Andrea Valente (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, ULisboa). Na discussão, moderada por Ricardo R. Santos (ISAMB), estiveram em cima da mesa temas como: os efeitos das ações humanas na saúde do planeta; a relação da dimensão global-local; a abordagem One Health (Uma Só Saúde).

No âmbito deste Seminário, foi ainda feita a apresentação, por Ana Abreu (ISAMB), do mais recente doutoramento da Universidade de Lisboa em Saúde Planetária, dirigido por Cecília Rodrigues (Faculdade de Farmácia, ULisboa), que reúne as 18 Escolas da Universidade de Lisboa num espaço transdisciplinar e focado nos atuais desafios globais.

O programa terminou com a inauguração da exposição “Para além dos espelhos – retratos do povo Pataxó”, da autoria da artista plástica Rosarlette Meirelles e curadoria de Ricardo R. Santos. A exposição estará patente nos Espaços do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública até 28 de fevereiro de 2025.

Reveja alguns momentos e reflexões dos especialistas no vídeo abaixo:

A organização de eventos como este Seminário por parte de Unidades de Investigação do TERRA é fundamental para fomentar o diálogo interdisciplinar e criar um espaço de reflexão profunda sobre os desafios globais.

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: