Notícias

Início / Notícias

Foto: Investigador João Martins e Professor Jorge Canhoto, Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)
© DR

Investigadores do Laboratório Associado TERRA criam produto à base de resíduos florestais e fungos que pode ser usado na construção

Uma equipa de investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um produto à base de resíduos florestais e fungos que pode ser usado na área da construção, nomeadamente em paredes interiores de edifícios.

O projeto Value2Prevent tem como objetivo a valorização da biomassa florestal, visando agregar valor às florestas e, consequentemente, promover a possibilidade de aumentar o rendimento dos produtos. Visa ainda a prevenção de incêndios florestais, aumentando a remoção de combustível e visa igualmente contribuir para a promoção da economia circular como área de desenvolvimento de projetos de empreendedorismo da base tecnológica.

Os testes têm vindo a ser feitos à base de árvores como eucalipto, pinheiro bravo, medronheiro, e ainda uma mistura de arbustos, mas no futuro a equipa pretende testar a utilização de outros produtos com a biomassa, como por exemplo plástico reutilizado, cortiça e borracha, que podem tornar ainda mais eficazes as propriedades acústicas e térmicas deste material.

O SerQ é o promotor deste projeto, tendo como parceiros a Universidade de Coimbra (UC), o Instituto Superior de Agronomia – Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” (ISA/CEABN), o Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova (CCVF) e a Proentia – Essential Oils.

Mais informação sobre o projeto aqui.

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: