Notícias

Início / Notícias

Mesa Redonda do Laboratório Associado TERRA na 3.ª edição da Cidade do Zero

Investigadores do TERRA marcaram presença na 3.ª edição da Cidade Do Zero

Investigadores do Laboratório Associado TERRA marcaram presença nos Workshops, Palestras & Showcookings da 3.ª edição da Cidade Do Zero, que teve lugar nos dias 14 e 15 de setembro, no Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda, do Instituto Superior de Agronomia.

Destacamos a mesa redonda promovida pelo TERRA “Sustentabilidade do uso da terra e dos serviços dos ecossistemas”, onde investigadores do TERRA tiveram a oportunidade de partilhar os seus pontos de vista e soluções para um futuro mais sustentável.

Com a moderação da Professora Teresa Ferreira, Presidente do Conselho de Coordenadores do TERRA, os investigadores Joana Costa (CFE/UCoimbra), Solange Araújo (CEF/ISA), Miguel Costa (LEAF/ISA) e Anabela Raymundo (LEAF/ISA) discutiram potenciais soluções face às problemáticas atuais do nosso quotidiano, e de que forma a investigação científica está a contribuir para construir essas soluções.

A investigadora Joana Costa partilhou que a “a saúde em geral é completamente interdependente; a saúde humana, a saúde planetária, a saúde ambiental, a saúde dos animais, a saúde das plantas, aquilo que é o conceito de Uma Só Saúde (One Health)”. A investigadora do CFE e do TERRA, explicou que “ao estudar o microbioma de plantas, de animais, do ambiente e o nosso conseguimos perceber exatamente que estamos todos interligados e, portanto, ao alterar o microbioma do solo, o microbioma dos nossos alimentos, ocorrerá um impacto no nosso microbioma e, portanto, na nossa saúde.”

Já a Professora Teresa Ferreira lembrou que “a sustentabilidade económica depende da sustentabilidade ambiental”. “Para nós que trabalhamos em áreas ligadas ao ambiente é óbvio que se esgotarmos a parte ambiental, não garantido a sustentabilidade ambiental, a parte económica vai ressentir-se”, palavras da Presidente do Conselho de Coordenadores do TERRA.

Ainda dentro da temática da sustentabilidade económica, o investigador do LEAF/TERRA Miguel Costa destacou que “se conseguirmos provar e demonstrar que há ganhos de eficiência, que ao poupar água poupo energia, e ao poupar água também poupo fertilizante… Se nós conseguirmos otimizar, numa perspetiva de poupar custos, se calhar podemos aumentar a produtividade, minimizando gastos e, portanto, otimizando a sustentabilidade económica”.

Foram dois dias sobre sustentabilidade, com palestras, workshops, atividades, mercado de trocas e um mercado com várias marcas que colocam a responsabilidade social e ambiental no topo das suas prioridades, dos quais vários cientistas do Laboratório Associado TERRA fizeram parte.

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: