Início / Notícias
Investigadores do Laboratório Associado TERRA marcaram presença nos Workshops, Palestras & Showcookings da 3.ª edição da Cidade Do Zero, que teve lugar nos dias 14 e 15 de setembro, no Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda, do Instituto Superior de Agronomia.
Destacamos a mesa redonda promovida pelo TERRA “Sustentabilidade do uso da terra e dos serviços dos ecossistemas”, onde investigadores do TERRA tiveram a oportunidade de partilhar os seus pontos de vista e soluções para um futuro mais sustentável.
Com a moderação da Professora Teresa Ferreira, Presidente do Conselho de Coordenadores do TERRA, os investigadores Joana Costa (CFE/UCoimbra), Solange Araújo (CEF/ISA), Miguel Costa (LEAF/ISA) e Anabela Raymundo (LEAF/ISA) discutiram potenciais soluções face às problemáticas atuais do nosso quotidiano, e de que forma a investigação científica está a contribuir para construir essas soluções.
A investigadora Joana Costa partilhou que a “a saúde em geral é completamente interdependente; a saúde humana, a saúde planetária, a saúde ambiental, a saúde dos animais, a saúde das plantas, aquilo que é o conceito de Uma Só Saúde (One Health)”. A investigadora do CFE e do TERRA, explicou que “ao estudar o microbioma de plantas, de animais, do ambiente e o nosso conseguimos perceber exatamente que estamos todos interligados e, portanto, ao alterar o microbioma do solo, o microbioma dos nossos alimentos, ocorrerá um impacto no nosso microbioma e, portanto, na nossa saúde.”
Já a Professora Teresa Ferreira lembrou que “a sustentabilidade económica depende da sustentabilidade ambiental”. “Para nós que trabalhamos em áreas ligadas ao ambiente é óbvio que se esgotarmos a parte ambiental, não garantido a sustentabilidade ambiental, a parte económica vai ressentir-se”, palavras da Presidente do Conselho de Coordenadores do TERRA.
Ainda dentro da temática da sustentabilidade económica, o investigador do LEAF/TERRA Miguel Costa destacou que “se conseguirmos provar e demonstrar que há ganhos de eficiência, que ao poupar água poupo energia, e ao poupar água também poupo fertilizante… Se nós conseguirmos otimizar, numa perspetiva de poupar custos, se calhar podemos aumentar a produtividade, minimizando gastos e, portanto, otimizando a sustentabilidade económica”.
Foram dois dias sobre sustentabilidade, com palestras, workshops, atividades, mercado de trocas e um mercado com várias marcas que colocam a responsabilidade social e ambiental no topo das suas prioridades, dos quais vários cientistas do Laboratório Associado TERRA fizeram parte.
10 de julho de 2024
Partilhe esta notícia:
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020
Copyright Labterra 2024 © By Ação360
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020