Início / Notícias
© Laboratório Associado TERRA
No Dia Aberto do ISA 2024, investigadores do Laboratório Associado TERRA mostraram algumas das atividades do Laboratório, que convergem num tema comum: a sustentabilidade no uso da terra, tanto do ponto de vista do ecossistema como da população.
No dia 17 de maio, o Instituto Superior de Agronomia (ISA) abriu as portas da Tapada da Ajuda às escolas para dar a conhecer a Tapada, os Laboratórios e todos os trabalhos que se realizam no ISA. Foram vários os projetos de investigação e inovação apresentados, com experiências dinamizadas pelos investigadores do TERRA.
Desde desafiar os participantes a serem entomologistas e descobrirem algumas das espécies de insetos que existem no campus do ISA (investigadores Elsa Borges, Sofia Costa, Paola Baquero e João Monteiro), à mostra de algumas tecnologias que podem vir a ser relevantes no futuro e apoiar a viticultura de precisão (investigadores Miguel Costa e Gonçalo Vitorino), e até dar a conhecer a investigação desenvolvida no CIFC/LEAF sobre as principais doenças do cafeeiro e o seu impacto mundial na produção de café (investigadoras Dora Batista e Inês Diniz).
Os participantes também aprenderam sobre o contributo dos microrganismos para a produção de alimentos fermentados (investigadora Catarina Prista), e ficaram a saber como serão os alimentos do futuro produzidos a partir de fontes alimentares pouco exploradas, como algas e insetos (investigadora Cristina Nunes). A investigadora Mariana Mota convidou ainda os participantes a provar diferentes frutas e a descobrir o seu valor nutritivo através de experiências muito simples, a investigadora Madalena Lordelo esclareceu alguns mitos sobre um dos alimentos mais nutritivos que existem – o ovo -, e o investigador Vitor Alves mostrou como é fácil produzir embalagens biodegradáveis e comestíveis em casa.
Os investigadores José Maria, Ana Filipa Filipe e o Daniel Mameri e Paulo Branco prepararam uma atividade de pesca elétrica, onde os alunos puderam lidar diretamente com espécimes vivos, e a investigadora Madalena Fonseca desvendou alguns segredos dos solos. As nossas investigadoras Raquel Lobo do Vale e Conceição Caldeira ajudaram a desvendar as estratégias que as árvores utilizam para enfrentar a seca. Já as investigadoras Leonor Morais e Manuela Silva abordaram a produção de plantas híbridas, e as investigadoras Maria Romeiras e Filipa Monteiro a conservação da diversidade de espécies do Parque Botânico da Tapada da Ajuda.
© Laboratório Associado TERRA
Partilhe esta notícia:
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020
Copyright Labterra 2024 © By Ação360
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020