Notícias

Início / Notícias

Dia Aberto do ISA 2024

© Laboratório Associado TERRA

Investigadores do TERRA colaboram no Dia Aberto do ISA 2024

No Dia Aberto do ISA 2024, investigadores do Laboratório Associado TERRA mostraram algumas das atividades do Laboratório, que convergem num tema comum: a sustentabilidade no uso da terra, tanto do ponto de vista do ecossistema como da população.

No dia 17 de maio, o Instituto Superior de Agronomia (ISA) abriu as portas da Tapada da Ajuda às escolas para dar a conhecer a Tapada, os Laboratórios e todos os trabalhos que se realizam no ISA. Foram vários os projetos de investigação e inovação apresentados, com experiências dinamizadas pelos investigadores do TERRA.

Desde desafiar os participantes a serem entomologistas e descobrirem algumas das espécies de insetos que existem no campus do ISA (investigadores Elsa Borges, Sofia Costa, Paola Baquero e João Monteiro), à mostra de algumas tecnologias que podem vir a ser relevantes no futuro e apoiar a viticultura de precisão (investigadores Miguel Costa e Gonçalo Vitorino), e até dar a conhecer a investigação desenvolvida no CIFC/LEAF sobre as principais doenças do cafeeiro e o seu impacto mundial na produção de café (investigadoras Dora Batista e Inês Diniz).

Os participantes também aprenderam sobre o contributo dos microrganismos para a produção de alimentos fermentados (investigadora Catarina Prista), e ficaram a saber como serão os alimentos do futuro produzidos a partir de fontes alimentares pouco exploradas, como algas e insetos (investigadora Cristina Nunes). A investigadora Mariana Mota convidou ainda os participantes a provar diferentes frutas e a descobrir o seu valor nutritivo através de experiências muito simples, a investigadora Madalena Lordelo esclareceu alguns mitos sobre um dos alimentos mais nutritivos que existem – o ovo -, e o investigador Vitor Alves mostrou como é fácil produzir embalagens biodegradáveis e comestíveis em casa.

Os investigadores José Maria, Ana Filipa Filipe e o Daniel Mameri e Paulo Branco prepararam uma atividade de pesca elétrica, onde os alunos puderam lidar diretamente com espécimes vivos, e a investigadora Madalena Fonseca desvendou alguns segredos dos solos. As nossas investigadoras Raquel Lobo do Vale e Conceição Caldeira ajudaram a desvendar as estratégias que as árvores utilizam para enfrentar a seca. Já as investigadoras Leonor Morais e Manuela Silva abordaram a produção de plantas híbridas, e as investigadoras Maria Romeiras e Filipa Monteiro a conservação da diversidade de espécies do Parque Botânico da Tapada da Ajuda.

© Laboratório Associado TERRA

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: