Notícias

Início / Notícias

Reunião de apresentação do Projeto B-FIREPREP

© ANEPC

Investigadores do CEF/TERRA na criação do Projeto B-FIREPREP para combate a incêndios rurais

Investigadores do CEF / TERRA Akli Benali, Bruno Aparício e José Miguel Cardoso Pereira fazem parte da equipa envolvida na criação do projeto B-FIREPREP

Decorreu no dia 18 de outubro, na sede da ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a reunião que marca o início formal do desenvolvimento do Projeto B-FIREPREP. Esta reunião surge após a assinatura do acordo de cooperação entre o Instituto Superior de Agronomia (ISA) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no domínio da análise de incêndios rurais (saber mais sobre este acordo aqui).

O encontro reuniu a equipa envolvida na criação do projeto e visou apresentar os seus objetivos, resultados expectáveis, planeamento geral e a equipa do projeto. Da parte do ISA, o projeto contará com a colaboração dos investigadores do Centro de Estudos Florestais (CEF) e Laboratório Associado TERRA Akli Benali, Bruno Aparício e José Miguel Cardoso Pereira.

© ANEPC

O acordo entre o ISA e a ANEPC tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos entre as duas entidades, tendo o ISA sido subcontratado para desenvolver metodologias de avaliação de risco de incêndio nas comunidades rurais, identificar áreas críticas suscetíveis de estar acima da capacidade de combate e sistema de aviso precoce.

O projeto B-FIREPREP é financiado pela Comissão Europeia tem como objetivo desenvolver e implementar um sistema interativo de simulação estocástica de incêndios para identificar:

  • aglomerados populacionais rurais de maior risco, combinando métricas de exposição ao fogo e vulnerabilidade;
  • áreas críticas que, em caso de ignição, podem levar a incêndios rurais grandes e intensos, além da capacidade de supressão.

Iniciado em fevereiro de 2024, o projeto terá uma duração de 24 meses, e será implementado inicialmente em 3 áreas piloto – CIM Alto Tâmega e Barroso, CIM Beira Baixa e CIM Alentejo Central – antes de ser alargado ao restante território continental.

FONTE: prociv.gov.pt

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: