Notícias

Início / Notícias

capa livro mulheres na ciência

Investigadoras do Laboratório TERRA destacadas na edição 2025 de "Mulheres na Ciência"

No Dia Internacional da Mulher, foi lançado o 5º volume da coleção Mulheres na Ciência, uma iniciativa da Ciência Viva que presta homenagem às investigadoras portuguesas pelo seu contributo fundamental para o avanço da ciência e tecnologia no país. A edição de 2025 destaca três investigadoras do Laboratório Associado TERRA: Teresa Ferreira, Eduarda Costa e Elizabete Marchante.

O Laboratório TERRA tem estado bem representado ao longo das edições desta publicação, com investigadoras de renome como Helena Freitas, Fernanda Rollo, Helena Pereira, Isabel Sousa, Eugénia Cunha, Maria Manuel Romeiras e Wanda Viegas a figurarem em edições anteriores.

A Ciência Viva celebra a presença das mulheres na investigação científica nacional, que representam 45% do total de investigadores em Portugal. A coleção Mulheres na Ciência reúne retratos e histórias de cientistas de diferentes gerações e áreas do conhecimento, dando visibilidade ao seu impacto na sociedade e incentivando futuras gerações a seguirem carreiras na ciência.

Esta homenagem começou em 2015 com a exposição fotográfica Mulheres na Ciência, inaugurada a 8 de março, no Pavilhão do Conhecimento, com 20 retratos de cientistas portuguesas captados pela fotógrafa Luísa Ferreira. Desde então, mais de 500 investigadoras foram destacadas, abrangendo áreas tão diversas como Biologia, Matemática, Química, Ciências Sociais, Física, Arqueologia, Neurociências, Geografia, Engenharia, História, Ciências do Espaço e Filosofia.

fotos investigadoras Eduarda Costa, Elizabete Marchante e Teresa Ferreira

Investigadoras Eduarda Costa, Elizabete Marchante e Teresa Ferreira.

O Laboratório Associado TERRA congratula-se pelo reconhecimento e reforça o compromisso com a valorização da ciência e do papel das mulheres no desenvolvimento do conhecimento em Portugal.

Para mais informações sobre a coleção, consulte aqui.

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: