Início / Notícias
© IGOT-ULisboa
Professor Gonçalo Vieira foi nomeado co-presidente da International Permafrost Association (IPA). A nomeação do investigador do Laboratório Associado TERRA e professor no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa) ocorreu em Whitehorse, Canadá, e Gonçalo Vieira dividirá o cargo com Isabelle Gartner-Roer, da Universidade de Zurique, durante os próximos quatro anos.
Esta nomeação destaca a excelência da investigação portuguesa sobre permafrost (solo permanentemente congelado), conduzida na Antártida e no Ártico. Sob a liderança conjunta de ambos, a IPA pretende promover a investigação científica e a engenharia para enfrentar os desafios associados ao permafrost num contexto de crise ambiental global e complexidade geopolítica.
Fundada em 1983, a IPA visa promover a investigação sobre permafrost e a colaboração internacional. Nos últimos anos, as alterações nos ambientes de permafrost têm acelerado significativamente, colocando este tema em destaque no âmbito das mudanças climáticas globais. O permafrost é crucial no sistema climático, especialmente devido ao seu papel no ciclo do carbono e nas emissões de metano e dióxido de carbono.
Os problemas decorrentes da degradação do permafrost são variados e interferem nos ecossistemas das altas latitudes, na hidrologia, na dinâmica costeira e nos fluxos de contaminantes. Além disso, afetam infraestruturas e o modo de vida das comunidades indígenas e locais do Ártico.
A nomeação do Professor Gonçalo Vieira é um reconhecimento do impacto e da qualidade da investigação realizada pelos investigadores do Laboratório Associado TERRA, contribuindo significativamente para o conhecimento e a resolução de problemas globais relacionados com o permafrost.
Fonte: IGOT
25 de setembro de 2023
Partilhe esta notícia:
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020
Copyright Labterra 2024 © By Ação360
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020