Notícias

Início / Notícias

Conferência Cidade Azul 2024

© Tiago Bernardo Lopes | PÚBLICO

Investigador do CFE/TERRA participa em debate sobre alterações climáticas e saúde na Conferência Cidade Azul 2024

António Gouveia, membro do CFE e do TERRA, foi um dos especialistas convidados para a Conferência Cidade Azul 2024, na qual sublinhou a relevância dos jardins como refúgios climáticos e destacou o papel crucial da academia na mediação do conhecimento e na promoção da inclusão social.

O jornal Público, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC) e o Município de Coimbra, promoveram a Conferência Cidade Azul 2024, no passado dia 27 de novembro, no Convento São Francisco, em Coimbra. Trata-se da segunda edição da iniciativa que este ano teve como tema “Clima e Saúde” e se debruçou sobre a questão da ameaça que as alterações climáticas representam para a saúde humana.

O investigador do Centre for Functional Ecology (CFE) e do Laboratório Associado TERRA, António Gouveia, foi um dos especialistas que se juntou a esta grande conferência sobre cidades e o desafio da sustentabilidade ambiental.

O investigador António Gouveia participou no painel de debate “Refúgios de calor” onde contribuiu para a discussão sobre o impacto das alterações climáticas na saúde humana, uma ameaça crescente que afeta tanto a força de trabalho como as infraestruturas de saúde.

Para o investigador do CFE/TERRA, os jardins são um exemplo de lugares inclusivos e democráticos que são bons refúgios climáticos, nos quais a temperatura é mais baixa mesmo durante as ondas de calor. Durante a sua intervenção, António Gouveia destacou ainda o papel importante da academia na integração das comunidades com menos acesso a estes espaços. “Os problemas de inclusão também são problemas de literacia, de ter acesso ao conhecimento e às tomadas de decisão. Os espaços da universidade são fundamentais como espaços de mediação de conhecimento”, defendeu.

Reveja a participação do investigador António Gouveia [a partir de 1:16:00]:

Fonte: publico.pt

 

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: