Início / Notícias
© Conferência internacional “Sustainable Fisheries & Future Blue Food in the North Atlantic”
A pesca sustentável e a alimentação azul no Atlântico Norte estiveram em foco na conferência “Sustainable Fisheries & Future Blue Food”, com o contributo do investigador Ivan Viegas (CFE/TERRA) que sublinhou o potencial dos subprodutos alimentares para uma aquacultura mais sustentável.
Com o objetivo de discutir a pesca sustentável, nos passados dias 4 e 5 de dezembro, o Comité Nacional para a Década do Oceano, em parceria com o Instituto de Investigação Marinha (IMR) da Noruega, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a DOCAPESCA, e o Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (CP-COI), organizou a conferência internacional “Sustainable Fisheries & Future Blue Food in the North Atlantic”.
A Conferência teve lugar no Auditório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Algés, e reuniu comunidade científica, entidades governamentais, ONG’s e indústria pesqueira e de transformação de pescado para discutir a visão da pesca sustentável, da aquacultura e da alimentação azul no Atlântico Norte.
O investigador do Centre for Functional Ecology (CFE) e Laboratório Associado TERRA, Ivan Viegas, contribuiu para esta discussão, tendo apresentado a palestra “Feed-Fish-Food: A triangle for circular approaches in aquaculture”, numa mesa-redonda dedicada ao tema da Aquacultura Sustentável. Ivan Viegas abordou a problemática do uso de stocks pesqueiros para fazer rações para aquacultura, tendo igualmente sublinhado a importância do aproveitamento de subprodutos da indústria alimentar para complementar o leque de ingredientes disponíveis para a formulação de rações de alto rendimento, nutritivas, equilibradas e sustentáveis.
© Conferência internacional “Sustainable Fisheries & Future Blue Food in the North Atlantic”
A importância de uma alimentação responsável e sustentável foi igualmente destacada, com ênfase na valorização nutricional e económica dos produtos pesqueiros e de aquacultura, tendo sido apontados caminhos para uma bioeconomia circular.
Toda a informação sobre o evento em: cpcoi.mne.gov.pt
Partilhe esta notícia:
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020
Copyright Labterra 2024 © By Ação360
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020