Início / Infografias Temáticas
Saiba mais sobre as área de atuação do TERRA e as suas temáticas

As regiões polares são consideradas como “laboratórios naturais” para a investigação interdisciplinar à escala internacional, em que vários países colaboram de forma concertada.

A UE e os seus países estão a trabalhar num ato legislativo que, pela primeira vez, estabelecerá metas vinculativas para restaurar os ecossistemas, os habitats e as espécies.

O Plano Estratégico da PAC (PEPAC) 2023–2027 em Portugal inclui incentivos ao restauro ecológico de rios e linhas de água em áreas agrícolas — uma oportunidade para agricultores e gestores que queiram recuperar ecossistemas fluviais.

Com mais de 4.000 espécies identificadas e um impacto económico superior a 100 mil milhões de euros por ano, os nemátodes fitoparasitas representam um desafio silencioso, mas urgente para a sustentabilidade agrícola.

As infeções fúngicas são uma ameaça crescente à saúde pública. A OMS identificou quatro agentes prioritários e o ECDC emitiu um alerta sobre a rápida propagação de fungo resistente a medicamentos nos hospitais europeus.

Descubra tudo o que precisa de saber sobre o conceito de um policy brief e como estruturá-lo.

Estima-se que cerca de 80% das plantas com flor nos ecossistemas temperados dependam de alguma forma da polinização. A nível agrícola, 75% das culturas alimentares principais precisam da ação dos polinizadores para garantir a produção.

Os microplásticos, definidos como partículas de plástico com menos de 5 mm, foram inicialmente documentados nos oceanos na década de 1960 e, desde então, a sua presença no meio ambiente tem aumentado de forma alarmante.

A exploração dos recursos aquáticos exige uma gestão sustentável, especialmente diante do crescimento populacional mundial, que ultrapassou os 8 milhões de habitantes, e das alterações climáticas que afetam os ecossistemas marinhos e de água doce.

A biodiversidade do planeta está em declínio acelerado, com 1 milhão de espécies ameaçadas de extinção, o que afeta diretamente ecossistemas e serviços essenciais.

A resistência antimicrobiana representa uma ameaça global à saúde pública e ao ambiente, exigindo ação concertada entre profissionais de saúde, governos e a sociedade.

Com as cidades a aquecerem mais do que o campo pelo efeito das ilhas de calor, os impactos na saúde acabam por ser mais intensos e generalizados. O Sistema ÍCARO observa diariamente o efeito de fatores climáticos na saúde humana.

A desertificação é uma ameaça crescente na UE. O longo período de altas temperaturas e baixa pluviosidade dos últimos anos são importantes alertas da relevância deste problema.

Investigadores do TERRA desenvolveram uma metodologia para identificar aglomerados populacionais com maior risco de incêndio e as medidas de redução de risco mais adequadas.

A estratégia de biodiversidade da UE para 2030 visa contribuir para a recuperação da biodiversidade da Europa até 2030, o que beneficiaria as pessoas, o clima e o planeta.
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020
Copyright Labterra 2024 © By Ação360
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020