Início / Notícias
© ISAMB
O Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), unidade de investigação do Laboratório Associado TERRA, realizou o seu I Retiro de Investigadores, encontro que reforçou a coesão da equipa e sublinhou a importância da integração entre Saúde e Ambiente na criação de soluções sustentáveis para os desafios da sociedade.
No passado dia 26 de novembro, Torres Vedras acolheu o I Retiro de Investigadores do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), unidade de investigação do Laboratório Associado TERRA. O evento decorreu no novo campus da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), situado no histórico Convento do Barro, e contou com a presença de mais de 40 investigadores do ISAMB, tendo servido para partilhar ideias, experiências e reforçar a coesão da equipa.
A sessão de boas-vindas foi marcada pelas intervenções de Ana Abreu, diretora do ISAMB, Joaquim Ferreira, subdiretor da FMUL e coordenador do projeto Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras, e Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. Durante a sua intervenção, Ana Abreu destacou a importância deste encontro como o primeiro retiro de investigadores de uma unidade da FMUL neste Campus. Joaquim Ferreira sublinhou o papel crucial do ISAMB na investigação de excelência e no desenvolvimento do projeto do Campus de Torres Vedras. Já Laura Rodrigues valorizou a importância do nexo entre Saúde e Ambiente, que define a atividade do ISAMB, como meio para desenvolver soluções para as populações, nomeadamente ao nível local.
© ISAMB
Durante o retiro, o diretor executivo do Laboratório Associado TERRA, Paulo Branco, apresentou a missão, a estratégia e as atividades desenvolvidas pelo TERRA, bem como os projetos previstos para 2025. A integração do ISAMB no TERRA reforça a ligação entre a investigação em Saúde e Ambiente e o compromisso com a criação de soluções sustentáveis e inovadoras para enfrentar os desafios da sociedade. Este momento da agenda sublinhou o papel estruturante do TERRA na promoção de sinergias entre as suas diversas unidades de investigação.
Seguiu-se a apresentação de João Guimarães, responsável pela ERA Chair iSTARS, que introduziu o projeto e exemplificou como as suas capacidades em ciência de dados podem ser aproveitadas pelos investigadores do ISAMB.
O programa deste I Retiro do ISAMB incluiu ainda uma sessão de “speed date” que permitiu aos investigadores apresentarem ideias e projetos, promovendo a interação e colaboração entre diferentes fases de carreira, bem como um momento de reflexão coletiva sobre o funcionamento e estratégias do ISAMB, dando espaço aos investigadores para partilharem as suas perspetivas.
O Retiro terminou com o lançamento do número 5 dos Cadernos de Notas Soltas, editado pelos cientistas do ISAMB / TERRA Ana Virgolino, Osvaldo Santos e Ana Abreu, que reúne textos relacionados com Saúde Ambiental da autoria de um conjunto alargado de investigadores do ISAMB e de outras instituições de investigação.
Partilhe esta notícia:
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020
Copyright Labterra 2024 © By Ação360
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020