Notícias

Início / Notícias

Europa perde diversidade a um ritmo alarmante, alerta Ruben Heleno (CFE/TERRA) no 90 Segundos de Ciência

O investigador do CFE/TERRA Ruben Heleno reforça a urgência de proteger os ecossistemas funcionais, fundamentais à sobrevivência da nossa espécie no 90 Segundos de Ciência.

O investigador Ruben Heleno, do Centro de Ecologia Funcional (CFE) e membro do Laboratório Associado TERRA, participou no episódio 2097 do programa 90 Segundos de Ciência, onde partilhou resultados preocupantes sobre a perda de biodiversidade na Europa.

O estudo conduzido por Ruben Heleno foca-se na distribuição das plantas nos ecossistemas europeus e no papel essencial dos animais na dispersão das espécies vegetais. “Os animais são muito importantes para as plantas porque ajudam as plantas a resolver um dos grandes problemas que elas têm: a dificuldade de ir de um sítio para o outro”, explica o investigador.

Na Europa, cerca de 400 espécies de animais — entre aves, mamíferos e insetos — prestam este serviço ecológico vital. No entanto, um terço destas espécies está ameaçado de extinção, e muitas outras enfrentam declínios populacionais significativos.

Um estudo recente destaca ainda alterações na chamada diversidade escura – “a proporção de espécies que devia estar num sítio, que tem todas as condições para estar nesse sítio, mas que não está”, explicou. Os resultados mostram que, em zonas fortemente impactadas pela ação humana (como áreas com elevada densidade de infraestruturas, agricultura intensiva ou urbanização), as plantas estão cada vez mais ausentes, mesmo em locais teoricamente favoráveis.

“É como se a velocidade das correntes que distribuem a diversidade de vida na Terra estivesse a abrandar”, alerta Ruben Heleno, sublinhando a urgência de proteger os ecossistemas funcionais dos quais dependemos enquanto espécie.

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: