Notícias

Início / Notícias

Caminhada guiada pelo trilho fluvial da Ribeira dos Rouxinóis – Dia Mundial da Migração dos Peixes 2024

Dia Mundial da Migração dos Peixes 2024 - Caminhada guiada pelo trilho fluvial da Ribeira dos Rouxinóis

Investigadores do Centro de Estudos Florestais (CEF), Unidade de Investigação do Laboratório Associado TERRA (TERRA), estão a preparar uma caminhada guiada pelo trilho fluvial da Ribeira dos Rouxinóis, no âmbito do Dia Mundial da Migração dos Peixes, dia 25 de maio.

Neste Dia Mundial da Migração dos Peixes 2024, o TERRA, através da Unidade de Investigação CEF, junta-se à Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), e à Escola Superior Agrária de Santarém, com o apoio da Altri Florestal, para promover uma caminhada no trilho fluvial localizado na ribeira dos Rouxinóis.

O trilho fluvial da Ribeira dos Rouxinóis faz parte da Estação da Biodiversidade (EBIO) da Quinta do Furadouro (Óbidos), e está integrado numa propriedade sob gestão da Altri Florestal. Constitui-se por um percurso circular de 2km, com 7 painéis de informação sobre a biodiversidade local, com destaque para os peixes, insetos, anfíbios e vegetação ribeirinha.

Ficha de inscrição para a caminhada aqui.
(Data limite das inscrições: 22 maio)

Caminhada guiada pelo trilho fluvial da Ribeira dos Rouxinóis – Dia Mundial da Migração dos Peixes 2024

O Dia Mundial da Migração dos Peixes (World Fish Migration Day) é celebrado desde 2014 e a cada dois anos, como uma iniciativa global através de eventos locais em todo o mundo. O objetivo é chamar a atenção da opinião pública sobre a importância da manutenção de rios saudáveis e da conectividade fluvial, fundamental para a livre circulação de peixes e satisfação das suas necessidades (reprodução, alimentação, refúgio) ao longo do ciclo de vida.

Notícias relacionadas

Siga-nos!

Partilhe esta notícia: