Aconteceu no TERRA

Home / Aconteceu no TERRA

Dezembro 2024

Aconteceu no Laboratório Associado TERRA

Investigadores do CEG/TERRA Maria Lucinda Fonseca, Jorge Malheiros e Sónia Pereira juntaram-se às celebrações do Dia Internacional dos Migrantes, assinalado pela Universidade de Lisboa com um evento que destaca o papel crucial das ciências sociais na análise aprofundada e rigorosa dos fenómenos migratórios.

Os Professores do CFE/TERRA, Sílvia Castro e João Loureiro, foram convidados do episódio “Polinizadores, os ‘taxistas do amor’”, do podcast “Palavrões da Ciência”, onde destacaram a importância dos insetos polinizadores e o papel fundamental que
desempenham nos ecossistemas terrestres e na nossa alimentação.

TERRA APRESENTA NOVA CONVERSA FILÓSOFOS TERRA: “COMPLEXIDADE NO SISTEMA ALIMENTAR”

O TERRA juntou Christophe Béné, especialista da Alliance of Bioversity International & CIAT, Margarida Queirós, investigadora do CEG e coordenadora da Linha Temática 5 do TERRA, e João Baptista, investigador do ICS (ULisboa), para uma conversa sobre a complexidade no sistema alimentar. Este encontro multidisciplinar sobre sustentabilidade e alimentação contou com a moderação do Vice-Presidente do ISA e investigador do LEAF/TERRA, Luís Goulão.

Susana Barreiro, do Centro de Estudos Florestais (CEF), e António Monteiro, do Centro de Estudos Geográficos (CEG), ambos membros do Laboratório Associado TERRA, viram aprovado o financiamento para o projeto “Trees4Adapt – Addressing complex risks from climate change and biodiversity
loss across systems and scales: Leveraging the potential of tree-based solutions for adaptation in Europe”.

Na sequência das crescentes preocupações com o aumento da presença do mosquito Aedes albopictus em Portugal – uma espécie invasora e transmissora de doenças como o dengue – os investigadores Hugo Osório (ISAMB/TERRA) e César Capinha (CEG/TERRA) alertaram para os riscos associados a esta realidade numa notícia publicada no site oficial do TERRA. A análise, que sublinha os perigos para a saúde pública, foi replicada em alguns órgãos de comunicação social nacionais.

Na semana em que se assinalou o Dia Mundial do Solo, os investigadores do TERRA Nuno Cortez (CEF) e Helena Freitas (CFE) levantaram preocupações sobre a má gestão dos solos que ameaça a sustentabilidade ambiental. No programa da Antena 1 TIK TAK, Nuno Cortez abordou a crise dos solos, destacando a importância do solo como um recurso fundamental para a sobrevivência dos ecossistemas e da humanidade. Esta preocupação, motivada pela aprovação recente de um diploma que flexibiliza a lei dos solos, foi também partilhada pela Professora Helena Freitas num comentário publicado no seu LinkedIn.

TEMÁTICA DO MÊS

Em dezembro, o TERRA dedicou as suas publicações nas redes sociais à sensibilização para práticas sustentáveis durante o Natal. Desde a reflexão sobre o impacto do uso do pinheiro e do musgo nas tradições natalícias até à proteção do azevinho e à promoção de uma alimentação mais consciente, os conteúdos destacaram como aliar tradições a escolhas responsáveis. Esta comunicação reforçou o compromisso do TERRA em inspirar ações conscientes que preservem a biodiversidade, promovendo simultaneamente o equilíbrio ecológico e a valorização das tradições.

Acompanhe as redes sociais do TERRA!

No mês de dezembro, o TERRA assinalou duas datas importantes para a consciencialização ambiental. O Dia Mundial do Solo, celebrado a 5 de dezembro, relembrou a importância vital deste recurso para a biodiversidade, a alimentação e a mitigação das alterações climáticas. No Dia Internacional da Montanha, a 11 de dezembro, uma mensagem inspiradora da investigadora Susana Rodríguez Echeverría, do CFE/TERRA, alertou para a responsabilidade coletiva na preservação dos ecossistemas montanhosos, fundamentais para a biodiversidade e o equilíbrio ambiental global. Neste mesmo dia, o CFE aderiu à Rede Mundial das Reservas de Biosfera de Montanha, reforçando o seu compromisso com a conservação e desenvolvimento sustentável das comunidades de montanha.

CEF

Professora Manuela Branco, membro do grupo de investigação ForProtect do CEF, onde se tem dedicado ao estudo da entomologia e proteção florestal, é a nova coordenadora do CEF, sucedendo ao Professor José Miguel Cardoso Pereira, que ocupava esta posição desde 2021.

Professor do CEG/IGOT Paulo Morgado participou no Workshop “Urban Spaces and Mental Wellbeing”, organizado pela Universidade Técnica da Dinamarca, onde se discutiram os resultados do projeto europeu eMOTIONAL Cities, do qual é coordenador.

CEG

CFE

Uma investigação publicada na revista New Phytologist,
liderada pelos investigadores do CFE/TERRA, Sara Mendes e Rúben Heleno, demonstrou o papel das aves dispersoras de sementes na luta das plantas contra as alterações climáticas, mas alerta para o risco de propagação de espécies exóticas.

O Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) junta-se à campanha tODxS, pela educação para o desenvolvimento e a cidadania global, promovida pelo Instituto Marquês de Valle Flôr. A exposição está patente nas instalações do ISAMB, no edifício Egas Moniz, em Lisboa.

O LEAF esteve em foco no programa de televisão CNN Inovação, onde destacou o seu trabalho pioneiro em ciência e inovação para uma agricultura mais sustentável. Durante o programa, vários investigadores apresentaram a missão do LEAF, reforçando como este centro de investigação está a moldar o futuro da agricultura e do ambiente com base na ciência e inovação.