Início / Notícias
O Teatro Thalia acolhe no próximo dia 27 de junho das 9h00 às 17h00, o evento “Conhecimento Transformativo: Ciência e Políticas pela TERRA”, uma iniciativa promovida pelo Laboratório Associado TERRA com o objetivo de fortalecer a ligação entre produção científica e tomada de decisão política em áreas cruciais como o ambiente, a saúde e o ordenamento do território.
Este evento assume particular relevância num momento em que os desafios ambientais e sociais exigem respostas estruturadas, interdisciplinares e cientificamente fundamentadas. A sessão de abertura contará com intervenções da Presidente do Conselho Coordenador do TERRA, Teresa Ferreira, da Presidente da FCT, Madalena Alves, da Vice-Reitora da Universidade de Lisboa, Cecília Rodrigues e com o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
Ao longo do dia, especialistas nacionais e internacionais discutirão os mecanismos através dos quais o conhecimento científico pode ser mobilizado para transformar políticas públicas de forma concreta e eficaz. A manhã terá intervenções de destaque como Carolina Gameiro Nogueira, Subdiretora do PLANAPP, sobre a construção de pontes entre a Ciência e Administração Públicas; Marion Dupoux, policy analyst JRC & Knowledge4Policy (K4P), abordando abordagens comportamentais para implementar políticas verdes; e José Paulo Sousa, do CFE-TERRA, que destacará a importância das parcerias entre academia e entidades públicas no contexto do solo.
Um dos momentos centrais do evento será a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o TERRA e dez entidades públicas nacionais, que incluem o ICNF, IPMA, DGS, APA, DGAV, AGIF, ApC, DGADR, DGT e GPP, instituições com responsabilidade na gestão ambiental e territorial. Este protocolo visa consolidar uma rede de colaboração permanente entre ciência e administração pública, alinhada com a sustentabilidade e bem-estar coletivo.
Durante a tarde, duas mesas-redondas aprofundarão temas cruciais. A primeira, sobre a sustentabilidade do uso da terra, será moderada por Helena Freitas (CFE-TERRA) e contará com intervenções sobre planeamento territorial colaborativo, controlo biológico de pragas e paisagens de intervenção. A segunda, moderada por Ana Abreu (ISAMB-TERRA), reunirá especialistas que abordarão a ligação entre descarbonização alimentar, saúde pública face às alterações climáticas, e formas integrativas de viver nas cidades.
O evento será um debate aberto entre diversos representantes, reforçando a missão do Laboratório Associado TERRA de servir como ponte entre ciência, sociedade e governação.
Aceda ao programa completo aqui.
Cartaz do evento:
Partilhe esta notícia:
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020
Copyright Labterra 2024 © By Ação360
DOI 10.54499/LA/P/0092/2020