Aconteceu no TERRA

Home / Aconteceu no TERRA

Abril 2025

Aconteceu no Laboratório Associado TERRA

Três das cinco unidades de investigação que constituem o Laboratório Associado TERRA receberam a classificação (máxima) de EXCELENTE e duas a de MUITO BOM na mais recente avaliação promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O TERRA felicita as cinco Unidades de Investigação pelo marco alcançado que assegura o respetivo financiamento até 2029.

O Laboratório Associado TERRA teve o prazer de anunciar o lançamento de uma inovadora ferramenta para a gestão e restauro de ecossistemas de água doce na Europa. A nova base de dados espacial, intitulada River Restoration Units (R2Us), foi concebida para promover uma análise mais eficiente e integrada dos ecossistemas fluviais, apoiando a conservação e o restauro de habitats ameaçados.

Três investigadores do Laboratório Associado TERRA – Elsa Borges da Silva e José Carlos Franco (grupo ForProtec do CEF) e Emília Silva (LEAF), participaram no programa Palavras do Mundo, produzido pela Farol de Ideias transmitido na RTP3. Este programa, da autoria da jornalista Ana Daniela Soares, aborda temas ambientais através da análise de obras literárias e entrevistas com especialistas de diversas áreas.

TEMÁTICA DO MÊS - DIA MUNDIAL DA TERRA: EVENTO REUNIU CIÊNCIA, FILOSOFIA E AÇÃO POLÍTICA PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL

No dia 22 de abril de 2025, o Laboratório Associado TERRA realizou o seu encontro anual, celebrando o Dia Mundial da Terra na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. Este encontro reuniu representantes de vários setores da sociedade, incluindo governantes, autoridades da administração pública e da administração local, além de cientistas e académicos. Este dia reforçou a importância de continuar a intervir por um planeta mais sustentável, em consonância com os princípios de justiça social e ambiental. A grande adesão ao evento e as discussões intensas e construtivas evidenciaram o compromisso crescente da comunidade científica e da sociedade em geral com a proteção do planeta e a criação de um futuro mais sustentável.

O Laboratório Associado TERRA gravou um novo debate “Fome e Biodiversidade: Duas Faces da Mesma Moeda”. A sessão foi moderada por Filipa Monteiro (LEAF e TERRA/ISA) e reuniu Máriam Abbas (ITT – Institute for Natural Resources Technology and Management, Köln, Germany / OMR – Observatório do Meio Rural, Maputo) e José Lima Santos (CEF e TERRA/ISA), especialistas que trouxeram uma visão abrangente sobre os desafios enfrentados em diferentes contextos globais.

Foi lançado mais um Missão: TERRA. Acompanhe o estudo do Doutorando Tiago Lima sobre a produção de seiva em diversas partes do país.

Durante o mês de abril, o TERRA dedicou as suas redes à divulgação do Dia Mundial da TERRA, dando a conhecer aos interessados a importância deste dia para a sustentabilidade do planeta.

Acompanhe as redes sociais do TERRA!

CEF

No dia 8 de abril, a Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada, recebeu o programa ISA-Escolas para uma sessão sobre a floresta em Portugal. A manhã contou com uma palestra do Professor João Neves Silva e da investigadora Solange Araújo, do CEF, dirigida a três turmas do 12.º ano, destacando a importância da floresta para o ambiente e a sustentabilidade.

Entre 24 e 28 de março, o CEG/IGOT-ULisboa participou de forma destacada no Encontro Anual da Associação dos Geógrafos Americanos (AAG 2025), em Detroit (EUA), com vários investigadores em evidência nas sessões científicas.

CEG

CFE

O investigador Nuno Capela foi recentemente entrevistado pela BBC para apresentar um estudo inovador sobre os sons de voo da vespa asiática. Este estudo tem despertado atenção por recorrer a uma tecnologia de implementação simples para ajudar a monitorizar e controlar a expansão dessa espécie invasora, uma ameaça crescente para a biodiversidade e a agricultura.

O Laboratório de Comportamentos de Saúde Ambiental (EnviHeB Lab) no âmbito da elaboração da Estratégia Municipal de Saúde de Loures, esteve em destaque no II Encontro Loures Saudável, realizado a 9 de Abril. Este encontro teve como missão promover ações que contribuam para melhorar a saúde e o bem-estar das populações.

No dias 8 a 11 de Abril, o LEAF marcou a sua presença no 17º Congresso da Água realizado em Lagos, Algarve. O evento contou com Teresa Afonso do Paço, João Rolim, Maria do Rosário Cameira, Paula Paredes e Antónia Fortes Duarte Ferreira num debate sobre os desafios atuais e futuros da gestão dos recursos hídricos.